São João em Moura – No Feriado Municipal há desfile de marchas populares
No dia de São João, hoje 24 de junho, Feriado Municipal no concelho de Moura, assinala-se o Desfile de Marchas Populares às 22h00, na Praça Sacadura Cabral, em Moura.
Pela “avenida” da cidade participam as marchas do Agrupamento de Escolas Nº. 1 de Serpa, o Grupo de Teatro Al-Manijah, de Moura, São Cucufate em Vila de Frades e Terras de Pão, Gentes de Paz de Vidigueira.
O grupo de teatro de Moura Al-Manijah desfila com o apoio da Câmara Municipal de Moura, uma marcha popular dedicada aos pescadores e às lavadeiras.
A produção é totalmente realizada pela equipa e conta com cerca de 12 pares habituais, num total de 24 marchantes, além de três ou quatro mascotes e dois padrinhos: Jusefina Palma e Tiago Santa Maria
Apesar de estar limitado pela ausência de uma Comissão de Festas em Moura, Tiago Santa Maria, da direção do Al-Manijah, pretende continuar a preservar a tradição das marchas populares, consideradas um momento importante de bairrismo, convívio e contacto com a comunidade.
"Nós já contamos sempre com muitas pessoas, a participação tem sido ativa da parte da população de Moura e de gente que também nos visita", salientou o porta-voz que aproveita para deixar o convite à população para que venha assistir às marchas e ajude a manter viva esta tradição.
O grupo refere que este ano, esta é a única marcha do concelho de Moura e apela ainda à participação de mais associações e entidades para alargar e fortalecer o festival de marchas na região.
"Não é que estas não sejam grandes e termos marchas convidadas também é muito bom, mas conseguir mais nossas a participar neste tipo de iniciativas seria ainda melhor”, reforçou Tiago Santa Maria.