PSP apreende 14 armas de caça em operação no distrito de Beja
A Polícia de Segurança Pública (PSP), através do Comando Distrital de Beja, levou a cabo a operação “Regularizar” entre os dias 23 e 27 de março de 2026, tendo como principal objetivo a deteção e regularização de situações ilegais relacionadas com a posse de armas.
No âmbito desta ação, que decorreu em todo o território nacional, foram realizadas sete ações de fiscalização no distrito de Beja, conduzidas pela Equipa de Fiscalização do Núcleo de Armas e Explosivos.
Da operação resultaram quatro infrações contraordenacionais por violação do Regime Jurídico de Armas e suas Munições. As autoridades procederam ainda à apreensão de 14 armas de fogo da classe “D”, maioritariamente associadas à atividade venatória.
Além disso, foi recolhida uma arma de fogo da classe “B1”, entregue voluntariamente a favor do Estado.
A PSP alerta que a não regularização das situações identificadas, após notificação, poderá configurar crime, sendo os casos encaminhados para a autoridade judiciária competente.
As autoridades garantem a continuidade deste tipo de operações, reforçando o apelo ao cumprimento da lei. A PSP sublinha ainda que a entrega voluntária de armas é, na maioria dos casos, a forma mais rápida, segura e eficaz de regularizar a sua posse.