Patinagem Artística – Entrevista aos atletas Letícia Floreano e Santiago Libereiro, do Moura DC
A patinagem artística no Moura Desportos Clube tem conquistado uma posição de destaque a nível regional e nacional, com a presença regular dos seus atletas em Campeonatos Regionais e Nacionais.
Letícia Floreano, de 17 anos, sagrou-se Vice-Campeã Regional no Campeonato Regional, enquanto Santiago Libereiro, de 14, conquistou o título de Campeão Regional nas respetivas categorias. A atleta garantiu o apuramento para o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, que terá lugar no próximo mês de julho, em Fafe. Já o patinador conseguiu marcar presença no Campeonato Nacional da 2 Divisão que se realiza no final deste ano, em Albufeira.
Ambos destacam o esforço, treino e dedicação necessários. Letícia afirma que "este desporto requer muito trabalho, muito esforço e muito empenho" e Santiago considera “um orgulho representar Moura num Campeonato Nacional”.
Começaram a patinar muito jovens e treinam cerca de duas horas em três a quatro sessões semanais, acompanhados pelos treinadores Miguel Santos, Miguel Mangas e Daniela. O atleta destaca “a importância da força mental para superar dificuldades durante as provas”. Quanto aos sacrifícios, revela que os treinos condicionam a vida familiar, mas o título regional compensou. Ambos mantêm uma alimentação saudável, especialmente antes das competições.
Para os jovens atletas, o apoio dos pais e treinadores é fundamental, recomendando diversão e concentração. Santiago alerta para “o preconceito em relação à patinagem artística entre rapazes”, apelando aos jovens de Moura para experimentarem este desporto. Letícia aconselha os iniciantes “a seguirem os seus sonhos e objetivos” e lembra que o Moura Desporto Clube está aberto a novos praticantes de patinagem artística.
Para ouvir hoje a entrevista na Rádio Planície. Disponível nos sites planície.pt e radioplanicie.com