A V edição do Congresso das Migas, em Mourão, de 22 a 24 de maio, apresenta três dias de tradição gastronómica com os restaurantes aderentes, showcooking e música, a par de diversas ações de valorização do prato de migas.

Promovido pelo Município de Mourão, a iniciativa decorre no Pavilhão Gimnodesportivo da vila e é inaugurada esta sexta-feira às 17h30, com animação do grupo Seven Dizies. Ainda uma prova do prato anfitrião, seguindo-se às 22h30 um espetáculo com os Bandidos do Cante. O programa de hoje termina com a atuação do DJ Tobix.

No sábado, voltam a estar agendadas novas atividades que atraem não só habitantes locais, como turistas, que procuram conhecer a identidade e tradição deste congresso gastronómico. Como tal, para dia 23 é aguardada às 12h00 uma prova de vinho Abegoaria e uma prova de azeite da Cooperativa Agrícola da Granja. Segue-se um programa completo que termina às 23h00 com a artista Inês Gonçalves e uma hora depois, às 00h00, a atuação da Banda Karisma.

No domingo, 24, último dia do encontro, o dia começa cedo, perto das 9h00 com o 1º Circuito Capital do Alqueva com percursos de bicicleta de 25 e 45 km. Música, showcooking, atividades para crianças, espaço infantil e transmissão da Final da Taça de Portugal às 17h00, marcam o último dia do V Congresso das Migas, em Mourão.