Moura inaugura hoje mais uma edição da Feira de Setembro
Volta a ser um ano de grande expectativa para acolher mais uma edição da Feira de Setembro: Artesanato, Turismo e Natureza, entre os dias 12 e 15 de setembro, no Parque Municipal de Feiras e Exposições do concelho de Moura, este ano com Aljustrel enquanto Município convidado na promoção do projecto turístico do Parque Mineiro …
Volta a ser um ano de grande expectativa para acolher mais uma edição da Feira de Setembro: Artesanato, Turismo e Natureza, entre os dias 12 e 15 de setembro, no Parque Municipal de Feiras e Exposições do concelho de Moura, este ano com Aljustrel enquanto Município convidado na promoção do projecto turístico do Parque Mineiro de Aljustrel.

A inauguração do evento está marcada para hoje, dia 12 de setembro, às 19h00, no auditório Moura Terra Mãe do Azeite do Alentejo com as entidades locais e regionais presentes e os discursos do presidente da Assembleia Municipal de Moura, José Velez e do presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, a iniciar o certame. Após a abertura oficial, segue-se a visita pelos expositores interiores com a temática Artesanato, Turismo e Natureza, conceitos cada vez mais sustentáveis e intencionais do ponto de vista da divulgação do Município. “A imagem que queremos apresentar é que defendemos intransigentemente as nossas tradições”, declarações do presidente da autarquia, em conversa antecipada à Planície. “O artesanato faz parte da tradição do nosso concelho, sendo a Feira de Setembro conhecida como a Feira de Artesanato”, sublinhou. Em simultâneo com este legado, está o desenvolvimento do Turismo e da Natureza, “duas joias que se apresentam e se mostram a todos, com a Herdade da Contenda e o turismo náutico associado à natureza”, manifestou Álvaro Azedo.
À semelhança das anteriores edições, depois da passagem pelo espaço interior, a comitiva de entidades e convidados regressa à parte exterior desta vez para ouvir a dupla de mourenses Luís & Rui, às 20h30, no Palco Crédito Agrícola a quem coube este ano “as honras da casa”. “Este é um momento da vida colectiva de grande importância para nós. Vão ser dias vivenciados com alegria e com algumas novidades do ponto de vista da programação da feira”, afirmou o autarca de Moura.
Na sexta-feira, dia 13, o convívio está de volta à feira com mais uma noite que promete “lotação esgotada” às 14 tasquinhas destinadas às associações do concelho e a mais duas integradas no “Espaço Jovem” pertencentes à Escola Secundária e à Escola Profissional de Moura e aos quatro restaurantes explorados pelas comissões de festas do concelho. A animação musical será no Palco Sagres e estará a cargo de Sambraza, às 21h00, às 22h15, Ivandro e a noite irá terminar com a Festa M80, a partir das 23h50.
No terceiro dia do evento, sábado, 14, o destaque é para a Conferência “Moura: Lazeres de Água, de Património e de Interior”, no Auditório Moura Terra Mãe do Azeite do Alentejo, às 10h30, organizada pela Câmara Municipal de Moura em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT). Ao encontro junta-se o presidente Álvaro Azedo, o presidente da ERT, José Manuel Santos, a directora do departamento da Direcção de Valorização da Oferta do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, a Agência Regional de Promoção Turística através de Rúben Abadia e alguns dos empresários da região. O autarca de Moura deixou o convite. “É um leque de convidados muito interessantes que estarão entre nós e que certamente nos irão dar pistas na continuidade do trabalho que temos vindo a fazer no nosso concelho, onde a água pontifica como um elemento estruturante para o nosso desenvolvimento”.
De tarde, no mesmo local, às 15h00, será a entrega de Prémios do XXX Concurso de Méis da Região de Moura. Às 18h30, a Corrida de Touros, na Praça de Touros de Moura e à noite, voltamos à animação musical, no Palco Sagres, com “um filho da terra”, Miguel Moura, às 21h00 e Os Quatro e Meia, às 23h00. A fechar o evento, estarão os DJ’s Vibe e Luigy.

No último dia da Feira de Setembro, domingo, 15, o destaque da programação vai para a entrega de prémios do Prémio Municipal de Artesanato 2024, às 17h15, no Palco Crédito Agrícola, seguindo-se a distinção de Jovens do concelho. O certame termina com o Sunset Água Castello.
De ano para ano, a organização do evento nota um aumento da procura e do interesse de marcas, serviços e produtos da região e de outros locais que pretendem fazer negócio e que ultrapassa este ano, os números de 2023, onde estiveram 73 expositores presentes nos pavilhões. Em 2024, são cerca de 80 na parte interior. No exterior, entre stands de automóveis e maquinarias agrícolas, perto de 10 representações, a juntar às roulottes de “comes e bebes”, diversões destinadas às crianças e aos adolescentes e exposição de pecuária, o recinto está totalmente preenchido, um número que ultrapassa largamente a centena neste que é um espaço de comercialização.
Uma das novidades este ano é a criação de uma área destinada aos apreciadores de Gin, com um produtor do concelho, dois da região e um de Lisboa.
Álvaro Azedo mencionou que mais uma vez, houve a preocupação de desenvolver “um programa abrangente e que chegue a todos, mas também que as feiras e os eventos importantes do concelho de Moura, sejam também um espaço para reconhecer aquilo que nós temos de melhor e que se dedica a projectar a imagem do concelho lá fora”.
O evento contará ainda com uma oferta de actividades bastante variada, que vai desde a feira tradicional, exposições, zona de restauração, tasquinhas, espaço Ludoteca e espectáculos musicais.


