Homem condenado a 23 anos pelo homicídio do filho em Amareleja
Sanches Cardas, de 68 anos, foi condenado a 23 anos de prisão pela morte do filho António Cardas, de 45 anos, ocorrida em junho do ano passado em Amareleja, concelho de Moura.
A decisão foi tomada pelo Tribunal de Beja, que aplicou 22 anos de prisão por homicídio qualificado agravado e dois anos por detenção de arma proibida ao pai. Orlando Cardas, irmão da vítima, foi considerado cúmplice e condenado a nove anos de prisão. Além das penas de prisão, os arguidos terão de pagar 195 mil euros de indemnização à família, incluindo à viúva e aos filhos da vítima.
O advogado de defesa de Sanches Cardas, Pedro Pestana, anunciou que irá recorrer da decisão do juiz.
Em maio, Sanches Cardas confessou o crime e afirmou: "Um pai que mata o próprio filho não merece ser preso, mas sim enforcado".
O homicídio teve origem numa discussão familiar relacionada com a compra e venda de um cavalo.