Diogo Saraiva, da Proteção Civil de Moura, em declarações à Planície, apela a que se mantenha atenção às informações diárias sobre os comportamentos recomendados para reduzir o risco de incêndios.

IPMA alerta para proibições e activa plano de intervenção com equipas de prevenção e coordenação operacional.

O Proteção Civil de Moura colocou o concelho de Moura em nível de perigo de incêndio aeroral máximo, o mais elevado, que se iniciou e está previsto manter-se até ao dia 25 de junho, sujeito a avaliação diária das condições meteorológicas.

Diogo Saraiva, coordenador da Proteção Civil de Moura, sublinha que este nível de perigo depende da temperatura, humidade e vento, e alerta para as proibições vigentes durante este período, nomeadamente a interdição do uso de equipamentos motorizados sem dispositivos de tapa-chamas, fogareiros, gredeadores, fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias adjacentes, fumigar ou desinfetar apiários com fogo ou fontes de calor, bem como a realização de queimas e queimadas.


Foi activado o plano prévio de intervenção e a terceira grelha de alarmes, a mais elevada, o que implica a realização de um briefing no Centro de Coordenação Operacional Municipal com todos os agentes de proteção civil das freguesias envolvidas.

Além disso, o responsável refere que serão colocadas equipas de prevenção para garantir resposta rápida às operações de combate a incêndios, caso ocorram, e recomenda que a população siga as determinações e informações divulgadas diariamente, reforçando que o período de perigo máximo de incêndio rural se manterá previsivelmente até 25 de junho e poderá ser prolongado conforme as condições meteorológicas.

Embora ainda não tenha sido emitido aviso específico, prevê-se que a partir do fim de semana possam ser emitidos avisos de tempo quente, acompanhados de orientações para a autoproteção das pessoas.

A Proteção Civil apela a que se mantenha atenção às informações diárias sobre os comportamentos recomendados para reduzir o risco de incêndios.