Concelhia de Beja do PCP esclarece condição do acordo com a coligação “Beja Consegue”
A Comissão Concelhia de Beja do Partido Comunista Português já se pronunciou em nota de imprensa sobre o acordo entre a CDU e a coligação “Beja Consegue” do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal no que chamou de “compromisso com o concelho de Beja e as suas populações”.A aliança pretende assegurar uma maioria estável na Câmara …
A Comissão Concelhia de Beja do Partido Comunista Português já se pronunciou em nota de imprensa sobre o acordo entre a CDU e a coligação “Beja Consegue” do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal no que chamou de “compromisso com o concelho de Beja e as suas populações”.
A aliança pretende assegurar uma maioria estável na Câmara Municipal de Beja, com o vereador Vítor Picado a desempenhar funções em regime de permanência com os pelouros de Cultura, Turismo, Património e Mobilidade. De fora do acordo ficou o vereador do Chega, David Catita.
O PCP informa que os contatos foram “encetados pelo Presidente da CM de Beja, por sua iniciativa, para aferir das condições de exercício de mandato autárquico que agora se inicia”.
A Comissão Concelhia do PCP afirma igualmente que a decisão agora tomada “não limita nem limitará em nenhum aspeto a total autonomia política do PCP e da CDU e o seu posicionamento independente quanto aos mais variados aspetos da gestão autárquica”. Pelo contrário, “a viabilidade desta decisão será sempre condicionada ao respeito por parte do Presidente da Câmara Municipal e da força que detém a maioria na CM de Beja”.
Vítor Picado terá responsabilidades na gestão dos pelouros mencionados, sendo que o PCP reafirma que cumprirá “todos os compromissos assumidos no programa eleitoral da CDU”.
Esclarece que colocou como condição para a aceitação destas responsabilidades “um aumento substancial do orçamento nestas áreas” na concretização dos compromissos assumidos pela CDU, “designadamente o reforço substancial dos apoios financeiros ao movimento associativo e o reforço dos valores a investir no sector da Cultura e do Património Cultural”.