Beja junta-se, a partir de hoje, 5 de junho, à Rede Nacional do Banco de Tempo, uma iniciativa que há 23 anos promove a entreajuda e a solidariedade em Portugal. Tudo começou com uma equipa do Graal (movimento internacional de mulheres de inspiração cristã, com raízes na Holanda em 1921 e presente em Portugal desde …

Beja junta-se, a partir de hoje, 5 de junho, à Rede Nacional do Banco de Tempo, uma iniciativa que há 23 anos promove a entreajuda e a solidariedade em Portugal. Tudo começou com uma equipa do Graal (movimento internacional de mulheres de inspiração cristã, com raízes na Holanda em 1921 e presente em Portugal desde 1957), organização que desde então tem coordenado este projecto a nível nacional.

A responsável de Acção Social da Santa Casa da Misericórdia de Beja, Francisca Guerreiro, afirmou que estas agências têm como princípios essenciais trocar “tempo por tempo, ou seja, para quem quiser ser membro da agência pode inscrever-se e oferecer a alguém esse tempo através de uma actividade que se gosta. Eu tenho que dar e receber tempo do outro. Não é voluntariado, porque neste caso só damos a alguém”.
Actualmente, o Banco de Tempo conta com 23 agências espalhadas pelo país, e agora, também, com uma em Beja. A nova Agência do Banco de Tempo de Beja nasce com o propósito de fortalecer os laços comunitários, fomentar a cooperação entre cidadãos e valorizar o tempo como uma moeda de troca solidária. O princípio é simples, mas poderoso: troca-se tempo por tempo.

Os princípios fundamentais do Banco de Tempo, além do trocar o tempo por tempo, mencionam ainda que todas as horas têm o mesmo valor, todos os membros devem dar e receber tempo, a troca não precisa de ser directa e as actividades trocadas devem ser feitas com gosto.
A gestão da Agência de Beja ficará a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Beja, que assume com entusiasmo este desafio comunitário.
A sessão de inauguração da Agência do Banco de Tempo de Beja está agendada para hoje, às 16h00, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Beja.