Barrancos - Assinado contrato de 1,1 milhões de euros para reabilitação do Caminho de Noudar
Foi assinado o contrato de empreitada para a reabilitação do Caminho de Noudar 1023-2, que liga Barrancos ao Castelo de Noudar. A obra tem um valor de 1,1 milhões de euros, e tem o prazo previsto para a execução de 180 dias.
Na cerimónia de assinatura estiveram presentes Emílio Domingues, Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, e Filipe Nuno Monteiro Júlio Gameiro da Silva, representante da empresa que vai realizar a obra.
O atual executivo municipal tem como um dos seus principais objetivos atrair mais turistas e visitantes à Vila de Barrancos e ao Castelo de Noudar, classificado como Monumento Nacional desde 1910, com vista ao desenvolvimento económico da região.
O caminho municipal 1023-2 é a única via de acesso entre a Vila de Barrancos e o Castelo de Noudar, mas encontra-se em más condições de circulação, afetando tanto os visitantes como os trabalhadores do Castelo e da Herdade da Coitadinha/Parque de Natureza de Noudar. Por isso, é urgente proceder à sua reabilitação eficaz e duradoura.
A empreitada prevê a colocação de um pavimento betuminoso, conforme o projeto aprovado no mandato anterior, contando com uma comparticipação financeira de 50% por parte da Direção-Geral das Autarquias Locais.
Os trabalhos incidirão no troço entre a Ponte das Russianas e o Castelo de Noudar, num percurso de aproximadamente 9 km. O projeto inclui o alargamento e reabilitação funcional do pavimento, melhorias na drenagem, sinalização vertical e turística, reforço das condições de segurança e criação de zonas de estacionamento.