Assinados hoje contratos de turismo no Alentejo no valor de 700 mil euros
Assinam-se hoje em Évora numa sessão promovida pelo Turismo de Portugal mais um lote de contratos de financiamento no âmbito do programa Crescer com o Turismo. Dos 12 contratos que serão assinados, três localizam-se na área regional de turismo do Alentejo e Ribatejo.
O investimento associado ronda os novecentos mil euros, representando mais de vinte por cento do total dos contratos que serão hoje firmados na presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado e do Ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Os projetos aprovados para o Alentejo são a Renovação do Museu do Convento de São Domingos em Montemor-o-Novo e a Reabilitação da antiga Praça de Touros da Azaruja, a qual visa a instalação de um Centro Artístico e Cultural, dedicado à criação, produção e fruição cultural contemporânea. Estes dois projetos representam no total um investimento na ordem dos setecentos mil euros. Por outro lado, e no que se refere ao Ribatejo será assinado o contrato de financiamento relativo ao projeto “Desenvolvimento do Destino Turístico Aire & Candeeiros”, que na área de intervenção da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo engloba os concelhos de Santarém e Rio Maior. “Temos mantido uma grande proximidade com os promotores, procurado ajudá-los na melhor definição das suas ideias e projetos”, indica José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
“A portaria que regulamenta o programa Crescer com o Turismo obriga à emissão de uma Declaração de Enquadramento pelas Entidades Regionais de Turismo, mas o nosso objetivo é tornar esse procedimento uma mera formalidade, já que quando o pedido nos chega o projeto encontra-se perfeitamente integrado na Estratégia Regional de Desenvolvimento Turístico do Alentejo e Ribatejo”, complementa o responsável.
No projeto do Destino Turístico Aire & Candeeiros, a Entidade Regional de Turismo e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo são duas das beneficiárias da operação liderada pela Associação de Desenvolvimento, ADSAICA, partilhando a responsabilidade da estratégia de marketing no mercado nacional e internacional com as suas congéneres do Centro de Portugal.