Enfermeiros em protesto até final do Verão
Publicado | 2020-08-12 05:51:07
 
Dirigentes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, (SEP) concentraram-se em Santa Maria da Feira para exigir que o Governo "tome as rédeas" da contratação desses profissionais e acabe com "injustiças e discriminações que se agudizaram com a pandemia".
 
Os representantes do SEP defenderam que os direitos e condições de trabalho da classe enfrentam desde 2009 vários problemas que se manterão enquanto a tutela não uniformizar  os procedimentos entre as diversas entidades do sector, como é o caso de administrações regionais de saúde (ARS) e hospitais públicos com gestão empresarial, como explicou à Planície o sindicalista Celso Silva.
“Neste momento há um grande descontentamento nos enfermeiros, por várias situações. Desde logo o descongelamento das progressões que o Governo procedeu, mas que no caso dos enfermeiros não contabilizou o número de pontos para a escala de evolução de carreira. Depois outra questão, que tem a ver com os colegas especialistas que não vêm reconhecida a especialidade, isto é, houve um conjunto de colegas especialistas que foram posicionados na respectivas categorias, mas ficaram muitas dezenas de fora. Isto significa que temos enfermeiros lado a lado nos serviços, com a mesma competência, com a mesma habilitação, mas a uns, é-lhe reconhecida a respectiva categoria e a outros não é”.
Celso Silva acrescentou que “ reivindicamos o fim das discriminação que, num mesmo hospital, permite que um enfermeiro esteja sujeito a um contrato individual de trabalho e que outro, nas mesmas condições, disponha de um contrato de funções públicas - que envolve, por exemplo, mais regalias em termos de férias, menos carga horária semanal e maior evolução na carreira, sem perdas de antiguidade em caso de mobilidade.”
O sindicato tem um  calendário semanal de protestos que pretende cumprir até ao final do verão em vários pontos do país.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
27 24
13 12
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda