Realiza-se hoje a 14ª edição do Concurso Nacional de Azeites de Portugal
Publicado | 2020-07-24 04:11:29
 
A 14ª edição do Concurso Nacional de Azeites de Portugal, uma iniciativa que nasceu, em 2007, do trabalho e vontade do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) e do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), tem lugar hoje em Santarém.
 

A Directora Técnica do Concurso, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, Mariana Teles Branco, referiu à Planície a importância deste concurso, sublinhando que “este concurso tem como objectivo principal valorizar e promover a qualidade dos Azeites Portugueses, permitindo também valorizar os Sector Olivícola e Oleícola nacionais, sectores de grande importância para o nosso país. Neste ano diferente que estamos a viver ponderámos se devíamos ou não realizar o concurso. Mas, a verdade é que faz parte dos nossos planos enquanto organização, continuar a divulgar os produtores e reconhecer o seu trabalho, assim nunca esteve a possibilidade de cancelar o evento”.

Mariana Teles Branco adiantou que este ano vão ser distinguidos “os melhores Azeites inscritos em cada uma das quatro categorias de frutado (Frutado Maduro, Frutado Verde Suave, Frutado Verde Médio e Frutado Verde Intenso), mas também os melhores Azeites com Denominação de Origem Protegida e os melhores Azeites produzidos em Agricultura Biológica. 

São atribuídas ainda as distinções "Melhor do Mercado", apenas a Azeites que tenham sido comprados directamente nos estabelecimentos comerciais, pela organização do Concurso, e "Prémio Feira Nacional de Agricultura", ao melhor lote de Azeite que apresente mais de 20.000L. Assim, o Concurso Nacional de Azeites de Portugal promove uma competição saudável entre os produtores e embaladores nacionais, que a cada ano se superam, e potencia o reconhecimento por parte do consumidor daquilo que de melhor se faz na Oleicultura nacional. “

A engenheira referiu ainda que “há um desconhecimento do azeite, é necessário divulgar e dar a conhecer as suas qualidades, para além das exportações há que dar a conhecer este produto de excelência cá dentro.

Acreditamos que o Concurso tem vindo a reforçar a sua posição no sector, e que se mantém na vanguarda da promoção do que de melhor se produz em Portugal: o Azeite.”

O concurso tem lugar hoje em Santarém. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
27 31
16 14
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda