400 milhões para adquirir recursos digitais para escolas publicas
Publicado | 2020-07-21 03:43:00
 
O Conselho de Ministros aprovou a autorização para realização da despesa com a aquisição de computadores, conectividade e serviços conexos para disponibilizar às escolas públicas, a executar nos anos de 2020 e 2021.
 

A medida consta no Programa do Governo e visa aumentar o acesso das escolas à Internet e dotá-las de recursos que promovam a integração transversal das tecnologias nas diferentes áreas curriculares, bem como a utilização de recursos educativos digitais e o ensino do código e da robótica.

O comunicado, divulgado no final da reunião, refere que a despesa vai permitir que escolas públicas tenham “os meios necessários para o acesso e utilização de recursos didácticos e educativos digitais por parte dos alunos e professores”. Será dada prioridade, “numa primeira fase, aos alunos beneficiários da acção social escolar, até se alcançar a sua universalização”, lê-se no documento.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, referiu na conferência de imprensa após a reunião que, com esta resolução do Conselho de Ministros, fica autorizada a utilização de fundos dos 400 milhões de euros – já previstos no Programa de estabilização - para “dotar as escolas, os docentes e os alunos para o desenvolvimento de competências digitais no trabalho escolar”, fundamentais para “um melhor mundo digital, para a economia, e também para o emprego”.

Tiago Brandão Rodrigues disse ainda que a medida será implementada em diferentes fases:

“Numa primeira fase prevê-se ao nível infraestrutural adquirir computadores, conectividade, licenças e software para as escolas públicas, de modo a disponibilizarem estes recursos a alunos e docentes, dando prioridade aos alunos abrangidos pela acção escolar, até alcançar a paulatina a utilização universal”, detalhou.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda