Dia de Nossa Senhora do Carmo. Início das festividades religiosas em Moura
Publicado | 2020-07-16 03:37:25
 
Hoje era o dia em que a cidade de Moura acordava com o barulho dos morteiros a dar início à festa em Honra de Nossa Senhora do Carmo. Infelizmente, com actual situação de pandemia, este ano apenas se vão efectuar algumas actividades religiosas condicionadas com as regras da Direcção Geral de Saúde.
 

Segundo o pároco de Moura, José Manuel Guerreiro "O destaque do programa religioso para este ano, referente à Festa, é a procissão em Honra de Nossa Senhora do Carmo, que será feita não nos moldes tradicionais, mas sim, à semelhança daquilo que já foi a experiência da procissão de 31 de Maio, com Nossa Senhora de Fátima”. Acrescentado que “O percurso vai ser mais pequeno, mas tentámos que a presença da imagem da Padroeira vá até a todos os bairros da cidade de Moura”.

O padre José Manuel salientou ainda que “Por outro lado, destacava também a iniciativa -Manto de Luz- que vai ser hoje, dia 16, à noite.”

“Mais uma vez peço às pessoas para não se aproximarem destas actividades religiosas, as forças de segurança vão estar presentes para prevenir. De referir que poderá acompanhar todas as celebrações através das redes sociais". Finalizou o pároco de Moura.

Por sua vez, João Cortez, da Associação Cultural em Honra de Nossa Senhora do Carmo, em declarações à Planície referiu que “cancelámos a festa com muita pena nossa, mas de um modo consciente, derivado a esta pandemia”.

“Era de todo impossível fazermos qualquer tipo de festa, por isso optamos pela parte religiosa, dentro dos parâmetros que a Direcção Geral de Saúde, Câmara e a paróquia de Moura nos sugeriram”. Referiu o festeiro.

Em relação ao espírito dos elementos da comissão organizadora da festa deste ano, João Cortez diz que “a maioria vai ficar, com acréscimo de alguns reforços. Vamos continuar com a nossa força e esperar que tudo passe, e trabalhar para a realização da festa de 2021”.

A Rádio Planície vai levar até si uma programação especial no fim-de-semana, com o programa de sábado de manhã, a partir do Castelo de Moura, onde vão estar vários convidados: Álvaro Azedo (presidente da Câmara Municipal de Moura), o pároco da cidade José Manuel, elementos da Associação Cultural em Honra de Nossa Senhora do Carmo e da iniciativa ComVidaLocal.

Domingo, às 11 horas, transmissão da missa em Honra da Padroeira, desde a Igreja do Carmo.

Pode acompanhar os programas em 92.8 fm, no Facebook e Instagram da Rádio Planície.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
29 30
13 12
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda