“Ranking não reflecte a realidade das escolas” – Rui Oliveira, director da Secundária de Moura
Publicado | 2020-07-02 04:51:17
 
No dia em que voltaram a ser divulgadas listas e análises sobre os resultados académicos dos alunos e em que as escolas voltam a ser ordenadas tendo em conta médias nos exames e taxas de sucesso académico, os directores escolares criticaram que a avaliação das escolas se resuma a olhar para as notas no final do ano.
 

Com esta publicação do Ranking das Escolas do País, a Secundária de Moura aparece como uma das piores escolas da região Alentejo.

O Director da Secundária de Moura, Rui Oliveira, referiu à Planície que “nós não gostamos de ver a escola mal classificada na Comunicação Social, mas tirando isso e, como se diz na gíria, não nos tira muito o sono. Este Ranking é criado pela Comunicação Social e avalia muito pouco, ou quase nada, o que se passa numa escola durante o ano. Não reflecte de todo, o trabalho dos professores, nem da escola, nem dos alunos. Como tal nós consideramos que esse Ranking, tem pouca validade.”

Rui Oliveira acrescenta que “a importância que nós lhe damos não é muito considerável, até porque facilmente o podíamos manipular. Nós não damos tanta importância como a comunicação social dá durante 1 ou 2 dias.”

Recordamos que a Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) disponibiliza uma ferramenta, diferente da utilizada para o Ranking que foi publicado, em que compara o percurso dos alunos da uma determinada escola com todos os estudantes do país que, anteriormente, tinham um desempenho escolar semelhante.

Por exemplo, para perceber como foi o desempenho dos alunos que terminam o secundário numa escola, a DGEEC compara-os com todos os alunos do país que, três anos antes, tiveram resultados semelhantes nas provas nacionais do 9.º ano. Através desta análise percebe-se se a escola conseguiu fazer um trabalho melhor do que era espectável.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
13 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda