Garrafas de plástico dão vales de descontos em Beja
Publicado | 2020-06-18 04:05:00
 
O projecto-piloto de reciclagem de garrafas de bebidas de plástico PET chegou a Beja, onde foi instalada uma máquina automática para devolução deste tipo de embalagens.
 

Esta é uma iniciativa integrada no projecto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!” que teve início a 13 de Março deste ano com a instalação de máquinas de recolha automática de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, em 23 grandes superfícies de norte a sul do país.

O Director Geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, referiu à Planície que “é um projecto piloto coordenado pela distribuição e produtores de águas minerais e refrigerantes, que nasceu do Fundo Ambiental. O principal objectivo é incentivar os cidadãos a adoptarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas.”

“O projecto premeia os adeptos da reciclagem e da sustentabilidade. O valor que os consumidores recebem com a devolução de garrafas pode ser doado a uma instituição social ou utilizado para compras no espaço comercial onde está instalada a máquina.

Por essa devolução os consumidores recebem o valor de dois cêntimos por cada unidade entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos acima de 0,5 e até 2 litros. Caso assim o desejem podem optar por doar essa quantia em vez de a utilizar em compras nos espaços comerciais onde estão localizados os equipamentos.” Afirmou o responsável.

Este projecto-piloto, activo até Setembro de 2021, é relevante para a preparação da implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, que deverá suceder a este sistema de incentivo a partir de 1 de Janeiro de 2022.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
27 31
16 14
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda