Extensões do Centro de Saúde de Moura já reabriram no concelho
Publicado | 2020-06-16 14:03:39
 
Devido actual situação que se está a passar, no sentido do combate ao Covid-19 no distrito de Beja e com a finalidade de obter uma maior eficácia por parte dos profissionais de saúde nesta pandemia, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (USLBA) mandou encerrar, no inicio do mês de Abril, todas as extensões do Centro de Saúde Moura no concelho excepto em Amareleja.
 

Agora com a situação mais controlada, em relação à pandemia no concelho, as consultas médicas vão ser retomadas em todas as freguesias do concelho, segundo informação do Centro de Saúde de Moura.  

Em Sobral da Adiça depois de algumas conversações entre o Director do Centro de Saúde de Moura, António Pinho e o Presidente da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça, Bruno Monteiro.

Segundo o autarca de Sobral “as consultas voltam a realizar-se na freguesia depois de termos feito chegar ao Director do Centro de saúde de Moura, a necessidade de as consultas serem retomadas. Passada a parte mais grave na nossa freguesia, que foi a mais afectada, tirando a cidade de Moura, voltando à normalidade, achamos que era necessário retomar as mesmas, para que não terem que ser os sobralenses a deslocar-se a outra freguesia.”

O atendimento vai realizar-se às terças-feiras à tarde e às quartas-feiras de manhã. Os utentes devem fazer marcação pelo telefone 285 975 261.

Em relação a Santo Amador, as consultas são retomadas uma vez por semana, como explicou à Planície o Presidente da União de Freguesias e Moura e Santo Amador, Canudo Sena. “A União de Freguesias reconhece o esforço que tem sido desenvolvido pela USLBA, nesta circunstância e pelo Centro de Saúde de Moura, em satisfazer de uma forma capaz e com assiduidade as necessidades das pessoas, quando precisam de ter médico de família.

Devido à Covid-19 tem existido falta de médicos, alguns estão de baixa. Neste momento Santo Amador passa a ter consultas às quintas-feiras à tarde, é pouco, mas é melhor que nada.”

Por seu lado o presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo, Francisco Almeida referiu à Planície que a Unidade Local de Saúde de Safara está já a funcionar, mas de forma reduzida, “porque a médica vai ao Sobral da Adiça, a Santo Aleixo e a Santo Amador.  Santo Aleixo vai ter uma consulta por semana, estando-se a ver com o Director do Centro de Saúde de Moura, se há possibilidade de passar a ter duas por semana.”

O Posto Médico de Póvoa de São Miguel, vai retomar as consultas. Segundo informação do presidente da Junta de Freguesia o Posto Médico vai abrir duas vezes por semana,  Segunda feira e Quarta feira das 14h às 17h.

Recordamos que a Unidade Local de Saúde de Amareleja, nunca encerrou.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
35 35
19 19
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda