Feira Histórica e Tradicional de Serpa de 21 a 23 de Agosto
Publicado | 2015-07-23 03:57:25
 
A 8.ª edição da Feira Histórica e Tradicional de Serpa decorre de 21 a 23 de Agosto, no centro histórico da cidade branca. A Feira inclui no seu programa recriações históricas, animação musical, teatro, espectáculos equestres, palestras, oficinas e exposições, entre outras actividades.
 
A edição deste ano evoca o reinado de D. Dinis, entre 1279 e 1325. Com o fim da empresa da “Reconquista”, em 1294, e com a assinatura do Tratado de Alcanices, em 1297, o monarca deu especial atenção às povoações e fortificações que se localizavam ao longo da fronteira terrestre do reino. Assim, as obras realizadas por D. Dinis no castelo e nas muralhas de Serpa, que deram origem a três lápides com o brasão do monarca e inscrição, foram acompanhadas pela concessão de carta de foral, outorgada em 1295. 
Do ponto de vista económico, as disposições do documento indicam que a pastorícia e a agricultura eram as actividades fundamentais. Quanto ao comércio, era o pão e o vinho, os panos de lã e linho, o pescado...
A regência de D. Dinis assinala um tempo de convivência em paz e tolerância para os três credos. É este período, o reinado de D. Dinis, que a Feira Histórica e Tradicional de Serpa recorda de 21 a 23 de Agosto próximo.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
23 23
8 8
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda