Bocal do Poço Árabe vai ser transferido para o novo Museu Municipal de Moura
Publicado | 2015-07-20 04:58:32
 
O Núcleo Árabe de Moura, que se encontra localizado no Largo da Mouraria, encontra-se encerrado desde a passada sexta-feira, por motivos de reabilitação.
 
A intervenção, da responsabilidade da Câmara Municipal de Moura, tem uma duração prevista de quatro meses, prevendo-se a sua conclusão em Novembro.
A obra irá incidir na deslocação, temporária, do emblemático bocal do Poço Árabe, que se encontra neste núcleo museológico, para o novo Museu Municipal de Moura, situado no antigo Matadouro Municipal, onde ficará em exposição já a partir do final deste mês de Julho, data em que o referido Museu irá abrir ao público.
De acordo com Santiago Macias, Presidente da Câmara Municipal de Moura, o Bocal do Poço Árabe, uma peça do século XIV apresentava problemas de infiltrações, que tinham origem no solo, para além do facto das pessoas chegaram muito perto da peça, o que tem provocado a degradação da cerâmica.
O bocal original será alvo de uma intervenção com vista à consolidação da peça, que será colocada em outro local. No Núcleo Árabe será colocada uma réplica, que permita que este espaço continue aberto ao público.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
29 31
14 12
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda