ULSBA homenageia hoje enfermeiros em dia especial - Dia Internacional do Enfermeiro
Publicado | 2020-05-12 02:06:34
 
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), lembra que, hoje, 12 de Maio, é comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro.
 

Segundo comunicado da ULSBA, 2020, todos os profissionais de saúde “foram colocados à prova, numa -guerra- onde os soldados são os próprios profissionais de saúde.”

Joaquim Brissos, Enfermeiro Director do Conselho de Administração da ULSBA, salienta, neste dia em particular, a figura do Enfermeiro, “não só como o agente de saúde mais numeroso nas instituições de saúde, mas também pelos conhecimentos específicos que detém, profissionalismo e pela disponibilidade que sempre apresenta para colaborar para o bem comum nas horas mais difíceis, sendo um dos trunfos mais importantes nesta “guerra”. Tal como Florence Nightingale o fez no passado, estão os seus sucessores a fazê-lo no presente e fá-lo-ão no futuro”.

Este ano de 2020, o de maior emergência sanitária de que há memória, foi exactamente escolhido pelos Estados-membros da Organização Mundial da Saúde como o “Ano Internacional do Enfermeiro” em memória do segundo centenário do nascimento de Florence Nightingale. 

“Foi há precisamente 200 anos que nasceu a pioneira da enfermagem, Florence Nightingale. Por coincidência, também ela enfrentou uma situação de grande instabilidade sanitária e social que a sua prática, alicerçada nos profundos saberes e empenho que detinha, se evidenciou e foi reconhecida.”

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
27 31
16 14
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda