Covid-19 – Hoje o Comércio Local reabre as suas portas
Publicado | 2020-05-04 01:47:12
 
Vai entrar hoje em vigor as primeiras medidas do plano do Governo para o levantamento gradual das restrições à actividade social e económica até 01 de Junho.
 

O Governo vai faseadamente reabrir a economia. Livrarias, cabeleireiros e pequeno comércio abrem já hoje, segunda-feira.

O plano apresentado de reabertura faseada vai ser feito em três fases: 4 de Maio, 18 de Maio e 1 de Junho. Cada fase será precedida de uma reunião com partidos e parceiros para avaliar as medidas em curso e outras a implementar.

Em cada fase vai ser também preciso decidir se as medidas implementadas continuam, se devem ser adaptadas ou se é preciso voltar atrás. É importante lembrar que podem existir alterações no que respeita às datas de abertura descritas abaixo.

1.ª Fase - 4 de Maio - Espaços até 200 m2; Pequeno comércio, preferencialmente com porta virada para a rua; Cabeleireiros, barbeiros, stands de automóveis, conservatórias, serviços de atendimento ao público não concentrados; Livrarias, bibliotecas e arquivos; Autocarros com cabine no motorista de forma a isolá-los; Actividades desportivas individuais por exemplo o ténis e o golfe.

2.ª Fase – 18 de Maio - Espaços até 400 m2; Restaurantes, museus, cafés, esplanadas e similares; Palácios; Creches (numa primeira fase, os pais podem ainda optar por continuar de apoio à família); Escolas (aulas presenciais para 11.º e 12.º anos); Autarquias podem decidir pontualmente pela abertura de outros estabelecimentos. Por exemplo, se um espaço tiver mais de 400 m2 mas não concentrar muita gente, a autarquia pode mandar abrir.

3.ª Fase - 1 de Junho - Espaços com mais de 400 m2; Creches, pré-escola e ATL; Lojas; Lojas do Cidadão; Centros comerciais; Cinemas e teatros com lotação restringida; Reinício das provas desportivas em recinto aberto, mas sem público; Desportos colectivos.

Este conjunto de medidas, assim como a substituição do actual estado de emergência pela declaração de calamidade pública, entraram em vigor neste inicio de Maio

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
27 26
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda