1 de Maio Dia do Trabalhador, mais um feriado nacional assinalado de forma diferente
Publicado | 2020-04-30 22:33:21
 
Hoje celebra-se mais um Dia do Trabalhador, anualmente a 1º de Maio, sendo feriado em Portugal e em vários países da Europa.
 

O dia é comemorado em todo o país, com manifestações, marchas, celebrações e comícios.

Este ano, como tem acontecido noutras datas importantes, devido à pandemia do Covid-19, o Dia do Trabalhador vai ser celebrado de forma diferente, as várias entidades e organizações, por todo o país, vão recorrer ao online para não deixar de assinalar mais um momento importante da democracia.

Recordamos que a sua história remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.

A 5 de Maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a acção da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de Abril.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
29 30
13 12
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda