Covid-19: Fase de mitigação é a mais grave de contágio
Publicado | 2020-03-26 05:22:09
 
Portugal entrou hoje na fase de mitigação da doença Covid-19 corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, que é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.
 

Segundo o documento da Direcção-Geral da Saúde, a fase de mitigação, nível vermelho de alerta e de resposta três (a mais elevada de uma escala de três), corresponde à presença de casos de Covid-19 em território nacional e divide-se aos subníveis de “cadeias de transmissão em ambientes fechados “e “cadeias de transmissão em ambientes abertos”.

Neste contexto, as medidas de contenção da doença são insuficientes e a resposta é focada na mitigação dos efeitos do Covid-19 e na diminuição da sua propagação, de forma a minimizar “a morbimortalidade e/ou até ao surgimento de uma vacina ou novo tratamento eficaz”.

Em fase de mitigação, quando se verificar a transmissão comunitária da infecção, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde terão de admitir e tratar doentes da sua área de referência, com suspeita ou confirmação da doença, fazendo a sua gestão de acordo com critérios de gravidade.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 12
8 5
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda