O Estatuto de PME Excelência 2019 foi conquistado por 10 empresas do distrito de Beja. Em conjunto, estas empresas do distrito são responsáveis por 204 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 36 milhões de euros, o que representou um crescimento médio de 72,8% em relação ao ano anterior.
Este estatuto, foi conquistado pela 1ª, vez nesta edição, por 5 novas empresas em Beja.
Ao longo dos 11 anos, desde que o Prémio foi criado, um total de 2 empresas nesta região já obtiveram este estatuto mais de seis vezes.
A maioria das PME excelência que se destacaram pelos melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão, desenvolvem a sua actividade nos sectores do Comércio (30%) e da Agricultura e Pescas (30%) e são maioritariamente empresas de pequena dimensão (8), correspondendo a 80% do total. Já as empresas de média dimensão representam 10% das empresas premiadas e as microempresas representam igualmente10% deste universo.
Esta iniciativa do IAPMEI foi criada com o objectivo de premiar as PME nacionais, que se evidenciam pela qualidade dos seus desempenhos económico-financeiros e se mostram capazes de atingir altos padrões competitivos.