29 milhões de euros para converter agricultura tradicional em biológica
Publicado | 2020-03-04 04:11:29
 
O Orçamento do Estado tem inscritos 29 milhões de euros ao serviço da conversão de agricultura tradicional em agricultura biológica ou para a criação de novos negócios tendo por base a agricultura biológica, afirmou a ministra da Agricultura.
 
Maria do Céu Albuquerque afirmou que “em 2018, capitalizávamos já 250 mil hectares de terreno com agricultura biológica, mas isso apenas representa 7% da superfície agrícola utilizada, o que é muito pouco. Estimamos que este ano vamos chegar aos 300 mil hectares. Mas mesmo assim é pouco e temos de ir mais longe”.  
Para a governante, ao promover-se a agricultura biológica sabe-se que a água vai ser utilizada de forma mais eficiente e o solo vai ser preservado sem a utilização de pesticidas, o que contribui para garantir a sustentabilidade de todo o sistema.
“A agricultura biológica tem para nós uma importância capital. Se assim não fosse, não tinha no Orçamento do Estado 29 milhões de euros ao serviço da conversão de agricultura tradicional em agricultura biológica ou para a criação de novos negócios tendo por base a agricultura biológica”, sublinhou a ministra, e acrescentou que  “começa a haver esta tendência e vontade do consumidor, mas também ainda não conseguimos ter um valor justo para o consumidor.” Temos de criar condições para que a agricultura biológica possa produzir, em quantidade e qualidade, mas também a preços acessíveis, para que qualquer pessoa possa aceder a este tipo de produto. E é fundamental que o possamos fazer”, frisou Maria do Céu Albuquerque.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 12
8 5
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda