O sul do país tem sido particularmente afectado pelo impacto das alterações climáticas na sociedade, na economia e nos ecossistemas e Alqueva pode contribuir para fomentar a resiliência deste território.
A EDIA participa no LIFE Montado-Adapt, um projecto que que tem como objectivo atenuar as consequências das alterações climáticas nos Montados em Portugal e Espanha.
A Herdade da Coitadinha, em Barrancos, propriedade da EDIA, é a primeira área-demonstrativa na qual está a ser implementado o primeiro Sistema Integrado de Gestão do Montado. É nesta paisagem cultural e de grande biodiversidade que será desenvolvido um dos seis trabalhos artísticos no âmbito do Sustentar.
“O Sustentar pretende valorizar, com o contributo das artes visuais, iniciativas experimentais relacionadas com práticas de sustentabilidade que estão a ser implementadas em território nacional”, afirma Virgílio Ferreira, director artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto e coordenador do programa Sustentar .
Podem candidatar-se artistas nacionais e estrangeiros residentes em Portugal que usem a fotografia e/ou vídeo como meio de expressão.
Produzido pela Ci.CLO, em parceria com a EDIA e as Câmaras Municipais de Mértola, Évora, Figueira da Foz, Loulé e Setúbal, este programa de criação artística culminará numa exposição itinerante, que será integrada na programação da Bienal’21 Fotografia do Porto e nos vários espaços expositivos dos parceiros envolvidos.