Baixo Alentejo manteve-se em seca moderada e severa no final de Janeiro
Publicado | 2020-02-10 04:33:20
 
Segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, (IPMA), Portugal Continental manteve-se no final de Janeiro em seca meteorológica nas regiões a sul do Tejo enquanto o Baixo Alentejo e o Algarve estavam nas classes de seca moderada e severa.
 
O mês de Janeiro de 2020, classificou-se como quente e seco, o valor médio da temperatura média do ar, foi superior ao valor normal em 0.77 °C.
O valor médio da quantidade de precipitação em Janeiro, corresponde a cerca de 65 % do valor Normal.  Em termos de distribuição espacial, apenas no litoral Norte se verificaram valores acima do valor normal mensal; nas restantes regiões foi inferior, em particular no Alentejo e no Algarve.
No final do mês de Janeiro, os valores de percentagem de água no solo mantêm-se iguais à capacidade de campo nas regiões do Norte e Centro. Na região Sul verificou-se um ligeiro aumento, no entanto ainda há alguns locais do Baixo Alentejo e Algarve com valores inferiores a 40%.
De acordo com o índice PDSI, no final de Janeiro mantém-se a situação de seca meteorológica nas regiões a sul do Tejo, sendo de realçar as regiões do Baixo Alentejo e Algarve nas classes de seca moderada e severa.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 12
8 5
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda