Governo apresenta programas de incentivo ao emprego para o interior
Publicado | 2020-02-06 04:11:33
 
O Primeiro-Ministro António Costa presidiu à apresentação de dois programas de apoio à criação de emprego e à atracção de pessoas para o interior do Continente, através de incentivos financeiros a empresas e a particulares.
 
Em territórios onde um dos constrangimentos é a falta de emprego e de oportunidades, “estes dois programas agem nessas duas dimensões: uma, dirigida às empresas, o +CO3SO, que apoia a criação de postos de trabalho, outra, o Trabalhar no Interior, que se dirige às pessoas”, disse António Costa.
O governante acrescentou que os incentivos incluídos nestes programas também se destinam aos que já vivem no interior, referindo que a estratégia para estes territórios passa por “medidas muito dirigidas às empresas” e não outros tipos de incentivos.
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou que o propósito dos dois programas é “atrair pessoas e empresas para o interior e valorizar aquelas que já cá estão”.
O +CO3SO vai criar melhores condições para a promoção de emprego qualificado, de inovação e de transferência de tecnologia entre empresas e centros de conhecimento. Prevê avisos dedicados ao Interior do país e adaptados às especificidades destes territórios.
Ana Abrunhosa disse que “no seu conjunto e nesta primeira fase”, o programa +CO3SO, “vai disponibilizar uma verba de 426 milhões de euros, com um impacto estimado de 665 milhões de euros de investimento e a criação directa de cerca de 4 200 postos de trabalho”.
Para o +CO3SO Emprego, há disponíveis 240 milhões de euros de fundos europeus, destinados a criar mais de 3 800 novos postos de trabalho. Os apoios consistem na comparticipação integral de custos directos com os postos de trabalho criados, onde se incluem remunerações e despesas contributivas, bem como um apoio adicional de 40% para financiar outros custos associados.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
22 22
8 8
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda