Distrito de Beja - BE questiona Governo sobre falta de professores. Declarações de Joana Mortágua à Planície
Publicado | 2020-01-22 04:28:40
 
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (GPBE) tomou conhecimento de duas turmas, da Básica EB 2/3 Abade Correia da Serra, uma do 8º ano e outra do 9º ano, que no início do segundo período ainda não têm professor de Inglês.
 
O mesmo sucede com uma turma da Escola Secundária de Almodôvar, o 11º ano do curso de Ciências Socioeconómicas, que não tem professor de Matemática.
O alerta chegou ao GPBE através de um abaixo-assinado dos pais e encarregados de educação, de acordo com os quais existe mesmo a enorme possibilidade de não haver professor de Inglês até ao final do corrente ano lectivo.
A deputada do Bloco de Esquerda e vice presidente da Comissão Parlamentar da Educação, Joana Mortágua, em entrevista à Planície referiu que “foram dois casos que nos chegaram, um em Almodôvar outro em Serpa, por falta de professores de inglês e matemática. Nós temos vindo a alertar o Ministério da Educação há muitos anos para a falta de professores no sistema de ensino público.”
A parlamentar do Bloco adiantou que “o Governo até agora a resposta que deu é que um professor pode leccionar outras disciplinas. Não encontrou uma solução para um problema estrutural que é a falta de professores na Escola Pública.”
O B.E. Chama ainda a atenção para o facto de todos os anos milhares de professores contratados verem vedado o seu acesso aos quadros da Escola Pública, contribuindo para uma desvalorização da carreira docente e para que milhares os professores contratados acabem por sair do sistema. Essa precarização da vida dos profissionais resulta também numa maior instabilidade e envelhecimento dos quadros da Escola Pública. As escolas das regiões socialmente mais desfavorecidas ou das regiões do interior acabam por ser particularmente afectadas por essa instabilidade dos quadros. Pelo que se exigem medidas de renovação dos quadros e de valorização da carreira docente.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
22 22
8 8
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda