O presidente da Comunidade Intermunicipal, Jorge Rosa, afirmou que “o balanço é extremamente positivo, dado que nós conseguimos levar a Polícia de Segurança Pública e este procedimento, que tem a ver com armas, a todos os 13 concelhos da CIMBAL, sendo que o concelho de Beja e Moura tem PSP, o que não sucede com os outros 11.
Com este programa, a PSP, vai a cada sede de concelho e isso permite às pessoas tratarem das coisas com maior proximidade e segurança.”
Jorge Rosa acrescentou ainda que “foram entregues centenas de armas, licenciadas outras, renovadas e repostas algumas ilegalidades. Foi também aproveitada a presença da Polícia para esclarecimentos.”
Este serviço iniciou-se em Outubro de 2018 e, periodicamente, passou por todos os concelhos do Baixo Alentejo (com excepção de Beja e Moura).
Ao longo deste período, foram realizados 440 atendimentos a cidadãos, nomeadamente processos de renovações, livretes, detenções no domicílio, entre outros. Neste mesmo serviço foram recepcionadas 178 armas, entregues a favor do Estado.
Considerando a importância deste serviço de proximidade junto dos cidadãos e a grande afluência registada, a CIMBAL e Comando Distrital da PSP de Beja irão proporcionar condições para a sua continuidade, ao longo do ano de 2020.