Ceia da Silva - “vinhos do Alentejo, os melhores do mundo”
Publicado | 2019-12-10 04:56:54
 
No decorrer da inauguração da Feira do Vinho e da Vinha de Amareleja, a Planície falou com o Presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, sobre a importância do vinho, “Não é por acaso que todos os dias temos notícias do posicionamento dos vinhos do Alentejo como os melhores do mundo.
 
Nós este ano fizemos acções de formação e workshops em grande parte das adegas que oferecem serviço de Enoturismo. Lançamos o guia, que esteve nos principais voos da TAP para os Estados Unidos e Brasil. É de facto um produto cada vez mais procurado.”
Em relação a novidades no Turismo do Alentejo, Ceia da Silva referiu que “vamos apostar muito em solidificar aquilo que foi feito até agora. Temos um conjunto de produtos que estão a ser concluídos. São mais de 32 projectos em execução. Aquilo que importa durante o próximo ano é ter uma forte agenda para a gestão e conservação. Não é possível criar e estruturar os produtos e depois não mantê-los, não fazer a sua gestão e manutenção. Isso deve ser feito pelos agentes privados, mediante concurso. Vamos avançar muito nessa área. Outra área é a digitalização. Nós temos que entrar fortemente no digital. 
Vamos continuar a trabalhar na excelência, na continuidade e dotar o Alentejo como região de grande sustentabilidade, porque esse é um dos factores de procura neste momento.”
Por seu lado, o Director Regional Adjunto da Agricultura e Pescas do Alentejo, José Velez, que esteve no certame de Amareleja em representação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, sublinhou à Planície a importância da exportação de vinho. “Portugal há algumas décadas tem feito um percurso extraordinário a nível não só da exportação em si, mas da qualidade do produto que é exportado. De facto o vinho tem sido pioneiro nesse aspecto. Nós proporcionalmente, porque somos um país relativamente pequeno, somos grandes produtores de vinho com qualidade.”
Recordamos que o vinho, juntamente com o azeite, são os produtos mais exportados por Portugal.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
21 20
12 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda