Projecto LIFE Montado-Adapt destacado na Cimeira do Clima de Madrid
Publicado | 2019-12-09 04:15:29
 
O projecto Life Montado-adapt foi escolhido entre centenas de projectos no âmbito da Cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP25) que está a decorrer em Madrid, até ao próximo dia 13 de Dezembro.
 
O projecto LIFE Montado-Adapt, do qual a ADPM Mértola é a entidade promotora, é uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia através do Programa LIFE 2014-2020, subprograma Acção Climática, que reúne 17 parceiros de Portugal, Espanha e Holanda.
O Montado é um ecossistema florestal mediterrânico singular, extremamente valioso em biodiversidade e identificado com a maior importância para a conservação da natureza, tanto a nível nacional quanto europeu. Este ecossistema encontra-se actualmente em declínio devido à interacção de diversos factores, uns de escala mundial como as alterações climáticas, e outros à escala do homem, sendo um dos principais factores a gestão das explorações. Gerir este tipo de propriedades que combina agricultura, floresta e pecuária, exige um conhecimento profundo das características intrínsecas da cada herdade e dos factores externos.
É neste contexto que surge o LIFE Montado-Adapt, um projecto de impulso à adaptação dos Montados a decorrer simultaneamente em Portugal e Espanha, que tem como principal objectivo atenuar as consequências das alterações climáticas, melhorando a sua sustentabilidade do ponto de vista económico, social e ambiental. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
21 20
12 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda