Plano Nacional de Gestão Integrada dos Fogos Rurais apresentado pelo Governo
Publicado | 2019-12-09 04:11:50
 
O Governo apresentou o Plano Nacional de Gestão Integrada dos Fogos Rurais numa cerimónia que contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.
 
O plano tem um investimento previsto de 554 milhões de euros anuais e um dos objectivos passa pela redução para metade a área ardida nos fogos rurais até 2030.
Pedro Matos Fernandes, afirmou que uma das propostas passa por agir em 20% da área rural do País, sendo que grande parte da transformação pode ser feita nos territórios que sofreram grandes incêndios.
O Governo pretende “dar valor ao espaço ao rural” e fazer da floresta uma aliada no combate às alterações climáticas, permitindo que possa vir a aumentar em 30% a capacidade de sumidouro de dióxido de carbono.
A apresentação foi feita no dia em que o plano foi aprovado em Conselho de Ministros, estando agora disponível para consulta pública durante 60 dias. De acordo com o comunicado divulgado após a reunião, o plano, que abrange o período 2020-2030, “identifica o contexto e designa as orientações e os objectivos estratégicos para uma abordagem integrada ao problema, definindo as responsabilidades das entidades públicas e privadas envolvidas, desde o planeamento até ao pós-evento”.
O documento apresentado realça quatro orientações estratégicas fundamentais: valorizar os espaços rurais, cuidar dos espaços rurais, modificar comportamentos e gerir o risco eficientemente.
Os objectivos incluem ainda a adopção de comportamentos responsáveis para a segurança dos portugueses e a preservação de um território produtivo e seguro, evitando as ignições e tomando as melhores decisões de protecção individual e colectiva.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
15 17
10 10
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda