Ministra da Agricultura quer Portugal no top-10 dos exportadores mundiais de vinho
Publicado | 2019-12-06 04:44:15
 
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, destacou, durante o Fórum Anual Vinhos de Portugal, nas Caldas da Rainha, que o sector do vinho sempre acompanhou a evolução e que hoje é um importante embaixador de Portugal.
 
“Não estagnou e procurou sempre estar na linha da frente na resposta aos mais diversos desafios que temos vindo a enfrentar. Testou, adaptou, criou e cresceu – uma receita bem conseguida que, certamente, será para manter”, disse a ministra.
 A governante com a pasta da Agricultura salientou a pro-actividade do sector vitivinícola, o seu carácter inovador e o sucesso alcançado. Para a Ministra, é hoje possível “reconhecer a relevância da promoção no reforço e na manutenção da notoriedade em mercados externos e, consequentemente, como forma de gerar valor para os nossos vinhos”, afirmou.
“Portugal incluiu o apoio à promoção em países terceiros no PNA - Programa Nacional de Apoio ao Sector Vitivinícola. E no que respeita ao próximo ano, já estão a decorrer dois concursos no âmbito da Promoção: um Concurso de apoio à Promoção em Países Terceiros; e um Concurso de apoio à Promoção no Mercado Interno (Portugal e UE)”, acrescentou.
 Maria do Céu Albuquerque realçou os números alcançados e afirmou que quer dar continuidade ao percurso feito até aqui, destacando “a importância dos vinhos com Denominações de Origem (DO) e Indicações Geográficas”. A Ministra referiu ainda que este sector “tem sabido corresponder à procura e afirmar-se num mercado global que, a par das oportunidades, acarreta também muitos desafios. Portugal encontra-se no "top 10" dos exportadores mundiais”.
“O sucesso do sector também é visível pela execução do Programa Nacional de Apoio ao sector vitivinícola”, disse a Ministra da Agricultura, referindo-se às taxas de execução anual de cerca de 100% da dotação total atribuída a Portugal.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
41 41
17 17
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda