Liga Portugal quer redução do IVA para 6% nos espectáculos desportivos
Publicado | 2019-12-02 03:57:33
 
Associação de Futebol de Beja associou-se à iniciativa da Liga Portugal, que lançou uma petição pública online que tem como objectivo sensibilizar a Assembleia da República para a necessidade de redução da taxa de IVA aplicada aos eventos desportivos, a exemplo do que aconteceu com os restantes espectáculos culturais.
 
O presidente da Associação de Futebol de Beja, Pedro Xavier referiu que “o futebol é um espectáculo desportivo importante, que movimenta muita gente e penso que deve pagar 6%. É uma forma de levar mais gente aos estádios e fomentar o desporto.”
Em causa está o facto de ter sido aprovada na Assembleia da Republica em 2018, a redução para 6% de IVA das entradas em espectáculos de canto, dança, música, teatro, cinema, tauromaquia e circo. O Desporto foi, porém, ignorado, continuando a ser taxado a 23%. 
Recorde-se que até 2012, o desporto partilhava com a música a aplicação da taxa mínima de IVA, contribuindo para cumprir o estabelecido no n.º 1 do artigo 79.º da Constituição da República Portuguesa: todos têm direito à cultura física e ao desporto. A Liga, lamentar a exclusão da redução do IVA para os espectáculos desportivos e entende que é uma profunda contradição com aquilo que estabelece a Constituição. A petição pode ser assinada na internet no site da Liga.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 16
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda