Santo Aleixo - Comemoração da Restauração da Independência
Publicado | 2019-11-29 04:03:24
 
No próximo domingo assinala-se o dia da Restauração da Independência de Portugal, face a Espanha, em 1640, cuja cerimónia se vai realizar em Santo Aleixo, a partir das 11h, na Praça da Restauração.
 
O presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo, Francisco Candeias, referiu que “para o povo de Stº Aleixo representa uma data importante, reflecte a bravura dos nossos antepassados nas batalhas de 1600. De realçar que vão estar presentes no evento diversas entidades.”
Do programa destacamos, às 11h, recepção à Banda do Círculo Artístico Musical Safarense. Segue-se às 11hh30 o içar da bandeira, às 12h discursa Francisco Candeias, Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Manuel Alegre e Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura. Às 12h30 terá lugar o lançamento do livro infantil "Uma aldeia, mil heróis...", de Marisa Bacalhau e Carlos Rico é um pequeno livro ilustrado que conta os dramáticos acontecimentos de 12 de Agosto de 1644 em Santo Aleixo. Às 13h terá lugar um convívio popular com actuações musicais do Grupo Coral Feminino Associação Sol da Vida e Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração.
Recordamos que o povo de Santo Aleixo teve um papel crucial durante as batalhas contra os espanhóis, a sua coragem está homenageada no monumento situado na Praça dos Restauradores, naquela freguesia do concelho de Moura.
As comemorações são promovidas pela Câmara Municipal de Moura e pela União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 16
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda