Bernardo Nascimento é mandatario Distrital da candidatura de Rui Rio
Publicado | 2019-11-26 04:52:52
 
O Secretário Geral da Distrital do PSD de Beja, Bernardo Nascimento é o mandatário da candidatura de Rui Rio às eleições directas do PSD que se realizam no próximo dia 11 de Janeiro.
 
O mandatário sublinhou à Planície que aceitou com muito orgulho este desafio que lhe foi colocado e explicou os motivos porque aceitou. “Os motivos são vários, desde a estabilidade interna do Partido Social Democrata, que eu acho fundamental. A questão de aqui a 2 anos termos as eleições autárquicas e depois pelo perfil de Rui Rio. Nós como o partido, só temos a ganhar se continuarmos com Rui Rio à frente do partido, também relativamente ao nosso Distrito de Beja, pelo comprometimento das causas da nossa região por parte do actual presidente do PSD.”
Bernardo Nascimento entende que o Distrito de Beja, com todas as suas potencialidades e oportunidades, deverá ser, também ele, colocado ao centro, da discussão pública, das intenções políticas e do investimento económico e humano.


PRODEHESA-MONTADO divulga hoje os trabalhos de valorização do montado   
O Centro de Investigação Científica e Tecnológica da Extremadura (CICYTEX) organiza hoje uma jornada divulgativa para dar a conhecer uma selecção de trabalhos desenvolvidos no âmbito do projecto transfronteiriço para a Valorização Integral da Dehesa e do Montado (PRODEHESA-MONTADO) e cujos primeiros resultados se materializaram em estudos sobre produtos do montado, ferramentas virtuais, publicações, congressos, jornadas.  
O encontro tem lugar no Instituto Tecnológico Agroalimentar da Extremadura (INATEX) em Badajoz, é aberto a particulares e empresas vinculados a este ecossistema, de ambos os lados da Raia. 
Vão ser abordadas as acções que contribuíram para a valorização dos produtos do montado. Um exemplo é a análise do ciclo de vida e a quantificação da pegada de carbono dos produtos comerciais, com o objectivo de avaliar e difundir entre os consumidores os valores ambientais associados à sua produção.
Também será apresentado um estudo sobre a lã merina, cujo interesse é conhecer o produto para poder introduzi-lo no mercado; falar-se-á das possibilidades que a bolota doce oferece para a alimentação humana e do aproveitamento cosmético de plantas do montado como a esteva ou a camomila, que foram usadas neste projecto para elaborar cremes e sabonetes a partir dos seus óleos essenciais.
A jornada acabará com uma apresentação de publicações editadas por este projecto, entre elas um catálogo de subprodutos de cortiça para construção, um manual de boas práticas na dehesa/montado e panfletos sobre fitóflora. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 16
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda