Serpa - CanteFest 2019 inicia-se hoje e vai terminar dia 27 de Novembro
Publicado | 2019-11-22 04:02:28
 
O CanteFest, comemora este ano os cinco anos da elevação a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
 
A celebração contará com muito Cante, acompanhado por petiscos e vinhos, a apresentação de livros e projectos, debates, exposição temática e entrega de medalhas, como sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Serpa, Tomé Pires.
“Este ano mantem-se em relação aos anos passados , o principal objectivo, que é comemorar com uma festa aquilo que foi a classificação do Cante Alentejano, como património Cultural da Humanidade, que já vai no 5º ano.”
O edil serpense salientou que no ultimo dia “vai haver um concerto no sentido de marcar esta data do 5º aniversário, que é muito importante para nós.”
A grande novidade do Cante Fest deste ano é o seu alargamento a várias localidades do concelho, nomeadamente as que têm no activo grupos corais, com a realização de rotas do Cante. A-do-Pinto, Pias, Serpa, Vale de Vargo, Vales Mortos, Vila Nova de São Bento e Vila Verde de Ficalho são as localidades onde o Cante se fará ouvir no sábado, dia 23 de Novembro.
Este ano, a Rota que acontece no domingo, dia 24, conta com a participação de 14 grupos, locais e convidados. Inicia-se no edifício dos Paços do Concelho, passa por vários estabelecimentos comerciais e termina no Espaço Wasabi (Largo Conde de Ficalho).
A festa começa hoje em Lisboa com a apresentação do “Cancioneiro de Serpa”, na Livraria Férin, acompanhada pelo Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, grupo que também participa no “Festival Super Bock em Stock”, no mesmo dia, na Casa do Alentejo. 
Do programa destacamos amanhã sábado Rota do Cante no Concelho (onze grupos do concelho a cantar em Serpa, Vales Mortos, Vila Nova de São Bento, Pias, Vila Verde de Ficalho e Vale de Vargo) às 17.00 horas — Abertura da exposição “Descante”, na Casa do Cante, com interpretação de Cante a cargo do Grupo Coral “Os Ganhões” de Castro Verde
24 Novembro (domingo), das 14.00 às 20.00 horas — Rota do Cante no Centro Histórico de Serpa (14 grupos corais, do concelho e convidados). Com início marcado para os Paços do Concelho, com passagem por vários estabelecimentos comerciais, e final no espaço Wasabi.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 17
9 4
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda