Balanço a meio do mandato - Junta de Freguesia de Amareleja
Publicado | 2019-11-15 04:37:56
 
A Vila de Amareleja é a maior freguesia rural do concelho de Moura, em número de população, tem uma área de 108,34 kms2 e 2564 habitantes segundo os censos de 2011.
 
É famosa pelos constantes recordes de temperatura máxima (47.4 °C). Durante muitos anos, até ao século XX, foi considerada a maior aldeia de Portugal. 
O presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Mário, eleito pelo movimento independente Unidos Pela Amareleja, sublinhou que “a Amareleja é uma freguesia com pouca área e muita população. Recebemos do Estado menos verbas que outras freguesias, que têm mais área, o que também nos limita, porque trabalhamos para as pessoas.”
Sobre a educação o presidente adiantou que “damos apoio logístico à EBI, apoiamos a Ludoteca e isentamos transportes. Este ano em parceria com a Associação 4 Esquinas organizamos as festas de Santa Maria, porque não havia Comissão de Festas.
Em termos de transportes temos isentado viagens a algumas instituições.”
Sobre a saúde, Joaquim Mário salientou que “a fragilidade de uma população envelhecida requer sempre mais atenção e mais cuidado. Mantemos o contrato que temos com um médico de Clínica Geral, para que possa gratuitamente atender uma vez por semana toda a população. Mantemos o serviço de transporte de doentes.”
No que se refere a obras o presidente adiantou que “tem sido feitas limpezas de bermas, sarjetas, realizaram-se arranjos na Praça de Touros, substituiu-se alguma sinalização, mas infelizmente o que mais cresce é o cemitério.”
Recordamos que a Vila de Amareleja é a freguesia rural com mais população no concelho e também a que mais verba recebe, devido à Central Fotovoltaica. 
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 17
9 4
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda