Primeiro congresso internacional sobre Mariana Alcoforado tem início hoje
Publicado | 2019-11-15 04:31:25
 
O primeiro congresso internacional sobre Soror Mariana Alcoforado, a freira portuguesa que se acredita ter escrito as cinco cartas de amor publicadas há 350 anos, em Paris, tem início hoje e vai terminar no próximo dia 17 deste mês.
 
O evento vai contar com participantes oriundos de 7 países que durante três dias vão reunir-se Beja para um exame aprofundado dos estudos já realizados e o lançamento de novos trabalhos sobre a clarissa alentejana e o mundo barroco em que viveu. 
A iniciativa é organizada por investigadores da Universidade Nova de Lisboa em colaboração com a Universidade de Massachusetts e com a Câmara Municipal de Beja.”, Os investigadores, portugueses e estrangeiros, vão realizar debates em torno da obra de Soror Mariana, cuja paixão permanece no centro da galeria de mitos de amor portugueses.
O Programa do Congresso inclui um concerto de música sacra e profana, pelo Coro do Carmo de Beja, dirigido pelo Pe. António Cartageno, com Peças de canto gregoriano do Antifonário do Mosteiro de N.ª S.ª da Conceição, Polifonia da época de Mariana e Repertório profano, segundo o espírito das Cartas, uma performance teatral, uma visita guiada à Beja seiscentista, lançamentos de livros e uma exposição bibliográfica e artística alusiva ao tema mariânico.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 17
9 4
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda