Programa do novo Governo quer apostar no regadio
Publicado | 2019-10-30 04:22:15
 
O Programa do XXII Governo Constitucional quer “apostar no regadio eficiente e sustentável”. Segundo o Executivo “actividade agrícola consome 74% da água no nosso País, pelo que a eficiência hídrica na agricultura deverá impor-se como um dos projectos mais relevantes no futuro imediato”.
 
E acrescenta que “as alterações climáticas vão colocar desafios à água disponível para regadio, pelo que a prioridade à eficiência hídrica deve estar presente não só nos sistemas de rega existentes, como nos novos investimentos em curso ou a realizar no âmbito do Programa Nacional de Regadios”.
Assim, o Governo irá promover a requalificação dos perímetros de rega existentes, tornando-os mais eficientes, designadamente por via da redução das perdas de água por percolação e infiltração e prosseguir a implementação do Programa Nacional de Regadios, com vista ao aproveitamento de novas áreas com maior potencial para a irrigação, incluindo o alargamento do regadio de Alqueva.
Promover uma agricultura resiliente é outra das apostas do Governo, que explica que “a agricultura é um dos sectores da economia que estará mais exposto aos riscos associados às alterações climáticas e à degradação do capital natural, como seja a erosão e a perda de produtividade do solo ou a escassez e falta de qualidade da água”.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
12 13
5 3
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda