Matadouro Alentejano fecha negócio de 7,5 milhões de euros com a China
Publicado | 2019-10-30 04:17:21
 
O matadouro Maporal em Reguengos de Monsaraz, fechou a venda de 100 contentores de carne de porco para a China, um negócio que vai custar 7,5 milhões de euros à empresa importadora.
 
Aquele país asiático debate-se com surtos de peste suína, que tem dizimado milhões de animais e que obrigou o país a importar carne de porco.
Recordamos que a carne de suíno é parte essencial da cozinha chinesa, compondo 60% do total do consumo de proteína animal no país. Segundo dados oficiais, os consumidores chineses comem 55 milhões de toneladas de carne de porco por ano.
A escassez e interrupções nas cadeias de fornecimento na China causaram um aumento do preço da carne de porco de quase 159%, em Outubro, em termos homólogos, e estão a implicar uma reorganização dos mercados de proteínas e aumento dos preços a nível mundial.
As autoridades chinesas autorizaram, desde o final do ano passado, os matadouros portugueses Maporal, ICM Pork e Montalva a exportar para o país.
A licença abarca toda a carcaça do animal e peças já desossadas e preparadas, com excepção para as extremidades – a cabeça e as patas -, cuja aprovação deverá estar concluída até ao final deste ano.
Fora deste negócio ficam os produtos com maior valor acrescentando, como os enchidos e o presunto que continuam interditos.
A Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores prevê que as exportações de carne suína nacional para a China atinjam os cem milhões de euros, este ano, e dupliquem em 2020.
Para responder à crescente procura, a Maporal vai investir 15 milhões de euros para renovar a sua unidade, aumentando a capacidade de abate para 20 mil porcos por semana. Esta empresa surgiu em 2005 quando o Grupo Amorim decidiu aumentar a capacidade produtiva da Barrancarnes, localizada em Barrancos e criar um matadouro próprio.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
19 14
8 7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda