Vacinação contra a gripe inicia-se hoje
Publicado | 2019-10-14 04:22:20
 
A gripe uma doença contagiosa que, maioritariamente, cura espontaneamente. Mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade. Nos anos mais recentes a maior actividade gripal tem sido observada entre os meses de Dezembro e Fevereiro.
 
Segundo a Direcção Geral de Saúde, “os vírus da gripe estão em constante alteração e a imunidade provocada pela vacina não é duradoura, pelo que as pessoas se devem vacinar anualmente. 
A vacinação é a principal medida de prevenção contra a gripe e tem como objectivo proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença e as suas complicações.”
A enfermeira Deolinda Valente, do Centro de Saúde de Moura explica que "a vacinação e deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano. A vacina pode ser administrada durante todo o outono e inverno. 
É recomendada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade); grávidas; profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex.: lares de idosos). A vacina está disponível, gratuitamente, nos centros de saúde para alguns dos grupos de risco.” Deolinda Valente  aconselha os utentes de Moura que desejem fazer a vacina 2que não precisam de vir todos no mesmo dia a correr, porque sujeitam-se a estar muito tempo à espera. Temos muito tempo, a vacina deve ser administrada até final do ano.
É uma campanha de protecção das pessoas mais frágeis e nós enfermeiros estamos aqui disponíveis no Centro de Saúde para informar e ministrar.”
As pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita podem adquirir a vacina nas farmácias, sob prescrição médica, beneficiando de comparticipação de 37%.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
17 15
10 7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda