Hoje celebra-se Dia do Médico Veterinário - Ordem cria cheque veterinário
Publicado | 2019-10-04 04:27:44
 
Celebra-se hoje o Dia do Médico Veterinário e o Dia Mundial do Animal. Estas datas são assinaladas pela Ordem dos Médicos Veterinários com a realização da 3.ª edição do Open Day, que contará com a participação dos profissionais da classe.
 
Estão registados em Portugal cerca de 6,7 milhões de animais de estimação a habitar mais de dois milhões de lares portugueses, o que significa que acima de metade das famílias tem pelo menos um animal de companhia em casa.
Tendo em consideração estes números, Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), faz questão de alertar que, “mesmo com parcos recursos financeiros, há muitos donos que não hesitam em tratar os seus animais, pelo que a manutenção de uma taxa de IVA no seu escalão máximo, 23%, é de uma perfeita injustiça para todos”. Ainda para mais, acrescenta o responsável, quando a Medicina Veterinária “é a única profissão de saúde com semelhante taxa atribuída, uma condicionante que evidentemente marca a actuação e o dia a dia da classe”. E sobretudo pode pôr em causa “a saúde pública no caso das famílias que não têm capacidade de custear consultas e tratamentos dos seus animais de estimação”, remata o Bastonário.
A OMV criou o Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco, mais conhecido como Cheque Veterinário, ao qual várias Câmaras Municipais e Centros de Atendimento Médico-Veterinários já aderiram, estando outros em fase de apreciação. 
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
14 12
8 5
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda