47% dos alunos portugueses vão de carro com a família para a escola
Publicado | 2019-09-18 04:14:37
 
No ano em que a Semana Europeia da Mobilidade tem como tema “Caminhar e Pedalar em Segurança”, o Observador Cetelem Regresso às Aulas conclui que 34% dos alunos portugueses vão a pé para a instituição de ensino.
 
Transportes públicos ganham maior relevância à medida que alunos avançam no ano de ensino. Contudo, a opção mais vezes utilizada continua a ser o carro (47%). 
Este é o momento de regressar às rotinas e à escola. E quando questionados sobre várias formas de transporte utilizadas para estas deslocações, 47% dos encarregados dizem que os estudantes a seu cargo vão de carro com a família, e 34% deslocam-se a pé. De seguida, os transportes públicos parecem ser uma escolha para 27% dos inquiridos, logo a seguir de transportes contratados (5%) e scooters/motas (1%). 
Numa análise geográfica, é possível verificar que o automóvel é o tipo de transporte mais utilizado em todo o país, destacando a Grande Lisboa e o Grande Porto (com 53% cada), e a zona Centro (48%), onde se regista a maior diferença face à segunda opção, caminhar (21%). No Norte há um maior equilíbrio entre opções, com 38% de preferências pelo carro, 35% transportes públicos e 34% pela ida a pé. A Sul do país a ida de carro (47%) e as caminhadas (44%) são as principais opções.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
17 19
7 9
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda