Tem início hoje a XVII Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço
Publicado | 2019-09-13 04:48:17
 
Vale do Poço acolhe a partir de hoje até ao próximo dia 15 de Setembro a décima sétima edição da Feira Agropecuária Transfronteiriça.
 
A Feira permite juntar, no centro da serra de Serpa, produtores, populações locais e visitantes em actividades ligadas ao mundo rural e promover as várias potencialidades deste território, sobretudo nas vertentes agrícola, silvícola, florestal e de produção animal. 

Esta edição é organizada pela Câmara Municipal de Serpa, como sublinhou o Presidente da autarquia serpense, Tomé Pires “vamos dar continuidade à iniciativa que se desenvolve há alguns anos, esta é a 17ª edição. Como sendo este zona transfronteiriça, que é o Vale do Poço, que partilhamos com o municipio de Mértola, calhou-nos este ano a organização.”

Tomé Pires salientou que “como objectivo principal do certame vamos mostrar o que de bom se faz nesta zona, que é a Serra de Serpa e conseguir juntar todos num momento de festa e convívio.”
O certame vai ter em destaque as sessões informativas dirigidas aos agricultores, nomeadamente a apresentação do Estatuto de Agricultura Familiar, a cargo da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no dia 14, pelas 11.00 horas, e a sessão sobre “Cânhamo – uma Cultura Sustentável para a região”, pelas mãos de Hugo Monteiro, da Lusicanna – Cooperativa Agrícola de Produtores de Cânhamo de Portugal, a ter lugar no dia 13, pelas 17.30 horas. Irá realizar-se também um workshop de destilação de óleos essenciais produzidos em modo biológico, por Vitor Menas e Fernando Garcia, da D'Alenguadiana, no dia 14, pelas 16.00 horas.

Um dos atractivos da edição deste ano é a realização de um passeio equestre, amanhã, sábado dia 14, pelas 8.00 horas, e de uma gala equestre, no mesmo dia, às 21.30 horas, a cargo da Secção Equestre do F.C. Vale de Vargo.

No domingo, os apreciadores de fotografia têm a oportunidade de participar num workshop de fotografia de natureza, dinamizado por Pedro Martins. 

Confirmada está a presença de trinta expositores de produtos agroalimentares, queijo, vinho, enchidos, azeite, pastelaria tradicional e artesanato, e tasquinhas com gastronomia regional. 
Esta edição é organizada pela Câmara Municipal de Serpa, com o apoio da Câmara Municipal de Mértola, União de Freguesias de Salvador e Santa Maria (Serpa), Junta de Freguesia de Santana de Cambas (Mértola) e Associação de Agricultores do Concelho de Serpa.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
15 17
10 10
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda