A saúde e a prevenção de doenças no Estabelecimento Prisional de Beja
Publicado | 2019-09-05 04:03:17
 
No âmbito da campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção”, teve lugar uma sessão de esclarecimento sobre a temática, destinada à comunidade de reclusos do Estabelecimento Prisional de Beja.
 
“Esta iniciativa integra um plano anual de promoção da saúde e prevenção da doença que é desenvolvido no Estabelecimento Prisional”, explicou a Directora Adjunta do EP de Beja, Ana Raquel Soudo.
“Todos os anos nós estabelecemos um plano com várias actividades e em várias vertentes e que incide essencialmente na redução de comportamentos de risco, designadamente nas áreas da toxicodependência, doenças infecciosas e saúde mental, nomeadamente (e muito importante para nós), na prevenção do suicídio”, acrescentou.
No que se refere à problemática da doença renal, Ana Raquel Souto sublinha que “não se registam a esta data, casos identificados com a problemática e, ainda bem.  Contudo já tivemos utentes que tiveram que fazer hemodiálise e até um caso de transplante renal. Estes reclusos quando deram entrada no E.P. já eram portadores da doença. A saúde em meio prisional é uma área a que damos particular atenção, pois costuma-se dizer que -quem tem saúde tem tudo – e é fundamental que assim seja, numa Instituição onde muitos tem que partilhar o mesmo espaço e sabê-lo fazer de forma a prevenir doenças.”
Sobre os cuidados médicos a Directora Adjunta disse contar com um corpo clínico constituído por “um médico de clínica geral e familiar, 3 enfermeiras, uma médica psiquiátrica e uma psicóloga. Os sete dias da semana estão a coberto pelo serviço de enfermagem. A verdade é que dentro da prisão há vida e é por ela que todos os profissionais aqui, sem excepção, trabalham e tentam fazer o seu melhor. Dentro da prisão estas iniciativas da educação para a saúde são sempre de louvar e nunca são demais.”
A campanha -A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção- pretende aumentar o conhecimento e compreensão sobre a doença renal crónica, promovendo a sua prevenção e, foi a iniciativa mais recente a ter lugar no Estabelecimento Prisional de Beja.    

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
30 29
18 17
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda