CDS quer saber quais as medidas tomadas para o sector agrícola durante a greve dos camionistas
Publicado | 2019-07-31 03:55:17
 
Os deputados do CDS-PP, querem saber que medidas estão a ser tomadas pelo Governo para garantir a salvaguarda do valor económico e financeiro do sector agrícola nacional, face à greve de camionistas anunciada para 12 de Agosto.
 
Sobre a questão enviada ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, a deputada do CDS, Patrícia Fonseca adiantou que “como se sabe o mês de Agosto é o mês de eleição das colheitas agrícolas. É preciso gasóleo para os trabalhos no campo, mas também para o transporte até às unidades de transformação. O governo disponibilizou um conjunto de postos de abastecimento que vão estar de apoio a situações de emergência, mas o sector agrícola não está incluído. Os postos de abastecimento são maioritariamente junto ao litoral e todo o interior fica sem estar assegurado. É precisamente o interior do País que tem essa necessidade, porque é onde há mais actividade agrícola.”
Assim, o CDS questionou o Governo se “tem em conta de que com esta greve se espera uma situação de emergência nacional, que medidas é que o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural está a articular com o Ministério do Ambiente e da Transição Energética para adequar a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento por forma a que os agricultores tenham prioridade e possam colher e transportar o fruto do seu trabalho e assim assegurar o abastecimento às populações?”
Recordamos que o Governo determinou entre outros o abastecimento de combustíveis aos hospitais, bases aéreas, bombeiros, portos e aeroportos, nas mesmas condições em que o devem assegurar em dias em que não haja greve; Abastecimento de combustíveis aos postos de abastecimento da grande Lisboa e do grande Porto, tendo por referência 40% das operações asseguradas em dias em que não haja greve.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
21 21
13 10
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda