Utentes do Baixo Alentejo pagam intercidades e viajam em automotora velha
Publicado | 2019-07-23 07:01:45
 
Os Deputados do Grupo Parlamentar do PCP apresentaram uma pergunta ao Governo sobre o “Transporte Ferroviário Intercidades Beja – Lisboa”.
 

O deputado do PCP, eleito por Beja, João Dias sublinhou que “aquilo que nos leva a ter esta intervenção e esta denúncia, é o facto dos utentes que utilizam a ligação ferroviária Beja – Lisboa estarem a pagar por um serviço que não lhes é fornecido. A ligação Beja – Lisboa já foi dotada de um serviço intercidades, mas no que respeita ao troço Casa Branca – Beja, perdeu na prática esse serviço, em resultado da falta de investimento o que conduziu a que a infraestrutura, esteja ultrapassada, degradada, recorrendo a material circulante velho, com automotoras do século passado, com avarias frequentes e onde os atrasos são recorrentes.”

O parlamentar acrescentou que “nós entendemos que está a ser pago gato por lebre. Nós queremos a lebre. É, portanto, necessário precisar que a qualquer utente do serviço ferroviário de e para Beja é-lhe sempre cobrado serviço Intercidades, paga, pois, um serviço que não lhe é prestado. Ou seja, paga intercidades e recebe regional. Dos 154 km que ligam Beja a Lisboa, 62 km são realizados nas condições ultrapassadas e degradadas.”

O PCP entende que é “da mais elementar justiça que se exija ao Governo a concretização da Resolução aprovada na Assembleia da República e que recomenda o investimento necessário à modernização e electrificação do troço da linha do Alentejo na ligação entre Casa Branca e Beja.” 

Assim questionou o Governo sobre para quando o investimento necessário para que a Beja chegue efectivamente o comboio Intercidades e não apenas o preço e para quando a modernização e electrificação de toda a linha do Alentejo na ligação Casa Branca – Beja – Funcheira constituindo assim uma resposta no direito à mobilidade.

Lembramos que a CDU promove na próxima quinta-feira, dia 25 de Julho em Serpa, uma iniciativa para apresentação pública dos candidatos da CDU pelo Circulo Eleitoral de Beja às eleições legislativas de 6 de Outubro.

A apresentação conta com a participação de João Ramos, mandatário da candidatura da CDU no distrito de Beja. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
21 21
13 10
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda